terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Os Melhores Livros de 2013



Sou só eu que adora listas, top 10, top 5, top 3, top qualquer número? O início do ano é especialmente divertido para mim porque as listas são retrospectivas do ano anterior! Pensei em fazer uma lista geral dos 10 melhores livros que li em 2013, mas achei que ficaria um pouco injusto porque cada livro tem sua própria proposta, então criei umas categorias.

Ah! Esqueci de dizer uma coisa! Essa não é uma lista dos melhores livros lançados em 2013, mas sim uma lista dos melhores livros que eu li em 2013 ; )

1. O Melhor Livro Clássico: Anna Karenina, de Leon Tolstoi.
Confesso que não gostei tanto assim de Anna (ela é muito intensa para mim), mas me encantei com Lievin, um fazendeiro que mora no interior da Rússia. Ana Karenina é um livro que eu demorei para ler, mas que nunca me deixou entendiada. Os personagens são encantadores, os detalhes sobre como era a vida na Rússia antes da revolução são curiosíssimos e Tolstoi tem uma narrativa fluida e leve, apesar de nunca ser superficial. Não é difícil entender porque se tornou um clássico.

Menções honrosas: O Grande Gatsby, de Fitzgerald, e Os Miseráveis, de Victor Hugo.

2. O Melhor Livro para Mulheres (Chick-Lit): O Segredo de Emma Corrigan, de Sophie Kinsella.

Emma morre de medo de avião. Em um voo especialmente conturbado, ela fica tão nervosa que conta vários segredos de sua vida para um homem que ela nunca viu e que está sentado do lado dela no avião. Quando ela chega no trabalho no dia seguinte, descobre que aquele homem é ninguém menos que o novo chefe dela! Engraçado, leve, divertido e com uma boa pitada de romance. É aquele livro que espanta o mau humor e que pode ser lido em uma sentada só.

3. A Melhor Ficção Científica: A Mão Esquerda da Escuridão, de Ursula Le Guin.

Como se organizaria a sociedade em um planeta onde todos fossem hermafroditas? Como funcionaria uma divisão do trabalho não baseada nos gêneros feminino e masculino? Ursula Le Guin me ganhou só por ter imaginado um mundo desses. O mundo em questão é o planeta Inverno e o protagonista, um homem, tem a importante missão de convencer os governantes desse planeta a ingressar em espécie de liga de planetas. Esse livro foi a melhor ficção científica de 2013 e também um dos melhores livros de todos os tempos.  

Menção honrosa: O Fim da Eternidade, de Isaac Asimov (pressupõe pelo menos a leitura da trilogia da Fundação, também de Isaac Asimov).

4. O Mais Engraçado: Alta Fidelidade, de Nick Hornby.

Pelo menos uma coisa o protagonista de Alta Fidelidade e eu temos em comum: a paixão por listas (apesar que, no caso dele, eu chamaria de obsessão). Para quem gosta de música, é homem ou adora um bom humor britânico, é leitura obrigatória. Depois me contem se só eu achei Rob (o protagonista) um sacana sem salvação.



5. O que me fez chorar: A Elegância do Ouriço, de Muriel Barbery.

É um livro lindo e que me emocionou muito, mas não sei se é para o gosto de todos. As duas personagens principais são tão bem construídas que você se pega querendo ser amigo delas. É um livro sobre filosofia, solidão, isolamento, tristeza e principalmente esperança. "Porco Espinho" é um filme francês baseado na história do livro. Também é lindo.

6. O Melhor Livro de Fantasia: Marina, de Carlos Ruiz Zafón.

Zafón construiu um mundo incrível nesse livro. Desafio alguém a não se ver completamente envolvido nessa história sombria, assustadora e ainda assim bela. Classificar esse livro como fantasia talvez não seja tecnicamente correto, mas sem dúvida há elementos fantasiosos mais do que suficientes.

Menção Honrosa: As Crônicas de Gelo e Fogo, vulgo Game of Thrones, de George Martin? Humm... Pensando bem, tenho uma relação de amor e ódio muito forte com esses livros para fazer a eles uma menção honrosa =/

7. O Melhor Livro para Jovens Adultos (YA): Divergente, de Veronica Roth.

Em um mundo distópico (sim, distópico, mas favor não confundir com Jogos Vorazes), a sociedade é dividida em castas (facções) que valorizam, cada uma, um determinado traço da personalidade humana: altruísmo, inteligência, coragem, fraternidade e honestidade. Esse é um livro de leitura extremamente rápida, até porque é difícil não ficar ansioso para descobrir o que vai acontecer em seguida.

Menção Honrosa: Anna e o Beijo Francês, de Stephanie Perkins.

8. O Melhor Livro para Crianças: Os Contos de Beddle, o Bardo, de J.K. Rowling.

Para os órfãos de Harry Potter, é leitura obrigatória. Vários desses contos e seus personagens são citados durante os livros de Harry Potter e o último conto é essencial para o sétimo livro da série. É tão pequeninho que eu li em menos de duas horas.

Menção honrosa: O Diário de um Banana (engraçadíssimo).


9. O Mais "Picante": Prazeres Proibidos, de Laura Lee Guhrke.

É a clássica história da nerd que tem uma paixão platônica pelo cara popular, bonito e rico. Para completar, o tal sujeito é o chefe dela. Apesar de todos esses clichês, a leitura é uma delícia e as situações no mínimo inusitadas. Laura Lee Guhrke é a rainha dos romances históricos e esse em especial se passa na Inglaterra do século XIX.  

Menção honrosa: Muito mais que uma Princesa, também de Laura Lee Guhrke.

10. O Pior Livro: Cidade dos Ossos, de Cassandra Clare.

Pense em uma criatura sobrenatural. Vampiros? Nesse livro tem. Lobisomens? Nesse livro também tem. Demônios, caçadores de demônios, feiticeiros? Nesse livro tem todos eles. A história é uma grande bagunça. O vilão se chama Voldemort, ops, Valentine. O mocinho se chama Draco Malfoy, ops, Jace Wayland. E quando eu achei que não tinha como ficar pior, o final é digno de uma novela mexicana. Só terminei de ler porque paguei pelo livro (se arrependimento matasse...).

8 comentários:

  1. E a pessoa samba na cara de quem tinha o humilde objetivo de ler 10 livros em 2013... huahuahuahauhauhauahua!!!

    Mas em 2014 eu tenho a seguinte desculpa: já que vou me mudar de qq jeito, nao posso fazer uma biblioteca... =D

    Quando eu crescer, eu vou ser igual a vc, tia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sabe o que isso significa, né? Em 2014 você vai ler DUAS vezes mais (por 2013 e por 2014)! Prepare-se! ; )

      Excluir
  2. Oi Eduarda, eu li 5 livros da sua listinha, adoro os livros da Sophie Kinsella, e não acredito que você não gostou de Cidade dos Ossos, é minha saga favorita de fantasia, dá mais uma chance para ele, talvez se você ler o segundo possa gostar.


    Bjos.
    Parabéns pelo blog =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já me disseram algumas vezes que depois do primeiro livro melhora muito, mas eu fiquei tão decepcionada com esse primeiro que fiquei sem vontade de continuar a série. As semelhanças com Harry Potter estão até agora entaladas na minha garganta. Hahahahahahaha.
      Mas sabe que eu gostei do filme? Achei Lily Collins ótima no papel e Jonathan Rhys Meyers é uma das minha paixões secretas ; ).

      Excluir
  3. Oi, Eduarda!! ^_^
    Verdade, Ursula Le Guin ganha qualquer leitor com esse detalhe importante de “A Mão Esquerda da Escuridão”. Incrível como esse livro vai além da narrativa, nos faz pensar na nossa sociedade, na divisão distorcida dos gêneros. Infelizmente não temos outros livros da autora, mas espero que esse cenário mude.
    Está na minha lista de desejados (e leitura) “Anna Kariênina” e “A Elegância do Ouriço”.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fale, Lulu! Estou torcendo para Editora Aleph investir mais em Ursula Le Guin. Eu já vi alguns livros dela em sebo...

      Excluir
  4. Olá Eduarda!
    Adoro Sophie Kinsella, espero conseguir ler mais livros dela esse ano.
    Beijos!
    Monomaníacas por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sophie Kinsella é ótima com chick lits mesmo! E pelo visto ela é bem popular entre as blogueiras ; )

      Excluir